sábado, 22 de setembro de 2012

Lepra Espíritual



Leproso – Aquele que tem lepra, morfético, Hanseniano, Lázaro.
Fig. Nojento, repulsivo, repugnante, vicioso, vil. / diz também de porco de epizootia.
A doença passa de uma pessoa para outra.


Bem amados, bom dia, podemos perceber no conceito da palavra leproso que principalmente no sentido figurado, podemos entender um pouco do porque no AT, eram pessoas consideradas imundas. Lepra é uma doença que se passa facilmente de uma pessoa para outra. Não querendo julgar eu o AT, Deus foi muito cuidadoso em relação a todos naquela época, porque se essas pessoas não fossem separadas a nação inteira poderia ser contaminada. Tudo que Deus criou, escreveu em toda a bíblia tem propósitos e ele sabe o que criou e para que fim, portanto sigamos.

No texto base de hoje é: "E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele." (Lucas 5: 13).

O primeiro fato da história deste homem é que ele ao aproximar-se do Senhor, Jesus não teve repulsa, nem nojo dele por ele ser leproso. A bíblia não relata quanto tempo aquele homem deveria está doente, mais a medicina diz que para esta doença se for normal é de seis meses, mais se for grave é de 12 meses, mais hoje conhecemos médicos especializados, e naquela época que não havia tecnologia de hoje.

Mais o detalhe é que aquele homem ele não sofria somente de lepra, mais também de solidão, desilusão de vida, amargura, afinal para toda a nação ele era imundo, ninguém falava com ele, não se encostava a ele, mais o Senhor deu atenção aquele homem, e, no entanto a bíblia nos conta que Jesus se compadeceu dele, ao olhar e ver nele aquele desespero, vontade de ficar livre. Bem acredito que ele tinha ouvido falar de Jesus, a ponto de ele querer ir lá ao meio da multidão, sem medo de ser apedrejado, mais ele queria ter o encontro com o tal homem que curava os enfermos e multidões iria atrás dele.

"Humilhai-vos perante o Senhor,e ele vos exaltará."  (Tiago 4 : 10)


Quando finalmente ele chegou a Jesus, ele não disse “me cura”, ele disse: Senhor se quiser purifica-me. Era como se ele dissesse, olha se for da sua vontade faz Senhor.  Jesus no ato que ele falou Jesus falou do desejo que tinha de ver ele liberto livre daquilo, das cadeias que acorrentavam aquele homem, Jesus disse: quero sim, fique limpo.

O Desejo de Jesus não é que você fique preso às lepras espirituais, talvez seja a amargura, falta de perdão, depressão, eu não sei qual é a lepra que tem dentro de você, mais Jesus quer que você seja sarado, ele não tem nojo de você, chegue-se a ele e diga: Sara-me Senhor e Serei sarado. A fé dele o curou, porque ele se dispôs a ir ao médico.

Às vezes a gente quer ser moldado, mais não se dispôs a ir até a casa de oleiro, a palavra diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."  (Apocalipse 3 : 20),  ele não é mal educado, não é importuno, não é intrometido, mas, educado.

A lepra espiritual ela vai matando aos poucos, deixando você fraco e desistindo dos propósitos de Deus. Certa vez uma irmã me disse que a primeira evidência de que alguém está doente na fé é não dar “Paz do Senhor”, a segunda é ler a bíblia. A pastora Sarah Sheeva fez um comentário dizendo: Não devemos viver no governo da alma e sim do Espírito, porque a alma ela faz o que você quer, a sua própria vontade, e o Espírito a vontade de Deus.

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito."  (Romanos 8 : 5)

Vamos hoje viver segundo o Espírito para começar a curar nossas lepras espirituais, e sermos sarados. Espero ter edificado com os irmãos, mais quero lembra-los que não faça no fim como fez aquele homem, que Jesus deu uma ordem e ele se inclinou para carne não obedecendo,  quando você for curado obedeça a ordem do Senhor.

"E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." (João 8: 11)



                                    Pelo Teu amor - Diante do trono